quinta-feira, agosto 8

O cronograma capilar – Parte I


Oi, gente!
Acho que explicar direitinho sobre o cronograma é uma coisa muito importante, e não adianta eu sair falando sobre mil produtos sem que vocês entendam direitinho pra que cada um deles serve, né? A gente tem mania de achar que tudo que deixa o cabelo bonito é hidratação, mas vamos tirar essa idéia da cabeça pra aprender o que usar em cada etapa do cronograma, ok? É fundamental que a partir de agora você comece a ler os rótulos dos produtos que for comprar, e, de acordo com as necessidades do seu cabelo, procure produtos com maior concentração de determinados componentes.
Esse post vai ter muitas partes e todas as informações contidas nele são provenientes da minha experiência e de muitos posts em blogs que eu confio!

O que é cronograma capilar?
É uma rotina de cuidados para os cabelos, sendo mais comum pra quem usa cores fantasia, mas qualquer pessoa pode fazer pra garantir fios extremamente saudáveis e lindos. Ela tem três fases: Hidratação, Nutrição e Reconstrução, comumente referidas só pela letra inicial.
Eu depois que comecei a fazer cronograma
Como saber qual a concentração de cada componente de uma máscara?
Em qualquer produto, geralmente os ingredientes que vêm primeiro são os que estão em maior quantidade. Ficou chateada ao ver que os primeiros quase sempre são Acqua e Paraffinum Liquidum? Não se preocupem, lindos, mesmo nas máscaras mais caras é assim, mesmo que os ativos sejam encontrados em quantidade maior neles! É praticamente impossível encontrar uma fórmula em que o princípio ativo esteja em maior quantidade que água, a não ser, obviamente, nos óleos nutritivos puros.
Algumas máscaras possuem componentes de duas fases do cronograma juntos. Pra saber se ela é H ou N, por exemplo, você deve ver o que está em maior número e maior concentração. Mas se você ficou confusa, não se preocupe: dá pra saber depois de usá-la, pela “reação” do seu cabelo. Vou contar pra vocês, nos próximos posts, como é o aspecto do cabelo depois de cada etapa do cronograma.
Vamos só lembrar que cada cabelo reage de um jeito, e mesmo que haja um certo padrão, uma máscara “indefinida” pode servir como reconstrutora pra mim e hidratante pra você.

Como saber o que meu cabelo precisa?
Seu cabelo precisa de tudo, hidratação com muita frequência e reconstrução com uma frequência menor – como eu disse aqui, cabelos muito danificados precisam de aproximadamente uma reconstrução a cada 15 dias e cabelos com poucos danos, uma por mês, mas depende de cada pessoa!
Cada um monta seu próprio cronograma capilar de acordo com as necessidades do cabelo. Como eu lavo o cabelo só duas ou três vezes por semana, não tenho um cronograma semanal definido. Eu geralmente faço uma nutrição a cada duas hidratações e uma reconstrução a cada vinte dias, aproximadamente. Meu cabelo atualmente está forte e brilhante, problemático apenas nas pontas. Se você estiver com o cabelo mais fraco, é preciso intensificar os cuidados pelo menos por umas duas semanas, mas nós voltaremos nessa parte depois.
No próximo post vou ensiná-los a identificar quando um cabelo precisa de hidratação e explicar o que é e com que ingredientes fazer uma hidratação. Quero se vocês fazem cronograma, se estão querendo fazer, se passam só um Kolene básico no cabelo e já está bom... me contem tudo! Beijos e até amanhã, seus bonitos!

Update: Clique aqui pra ler sobre H, aqui pra ler sobre N e aqui pra ler sobre R.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...