terça-feira, agosto 20

O cronograma capilar – Parte III


Oi, gente, tudo bem? Vamos falar hoje sobre a nutrição, que complementa a hidratação no seu cronograma pra permitir que a água reposta permaneça no fio. Finalmente, né?
Espero que vocês não tenham ficado assim enquanto o post não saía
 O que é nutrição?
Capitão Óbvio ajuda a gente nessa: é a reposição de nutrientes no cabelo. É nessa etapa que devolvemos lipídios e proteínas para os fios, portanto, precisamos de máscaras que sejam à base de  óleos vegetais, ceramidas, manteiga de karité. Dentro da etapa de nutrição existe a umectação.

O que é umectação?
É a aplicação de óleo vegetal puro no cabelo. É necessário que seja puro – geralmente nesses não constam ingredientes (já que não há nenhuma mistura) e você encontra escrito “extração a frio” na embalagem.
Acredita-se que a umectação noturna seja mais eficiente do que aplicar o óleo e deixar por apenas uma hora, pois durante o sono há melhor absorção dos nutrientes nos fios. Mas você pode deixar só uma horinha também! A umectação pode ser feita com azeite extra-virgem, óleo de coco, óleo de argan, óleo de cártamo, etc.
Pra fazer a umectação, não tem segredo: coloque um pouquinho de óleo vegetal num recipiente plástico. Com os cabelos secos e desembaraçados, aplique o óleo mecha a mecha. Não precisa fazer meleca, tá? Não é a quantidade que vai garantir a nutrição dos fios, mas sim a distribuição uniforme do óleo por todo o cabelo. Enluve suavemente.
No youtube você encontra tutoriais pra aprender a enluvar bonitinho sem arrancar o cabelo todo.
Pode fazer com o cabelo sujo? Sujinho sim, já que você vai lavar na manhã seguinte. Seboso de 16 dias sem lavar não pode, fofa.
Pode fazer com o cabelo úmido? Se você lavar e der uma secada (com toalha e natural) pode. Mas geralmente só quem tem o cabelo bem curtinho vai fazer isso, pra lavar dois dias seguidos. E não vai me passar no cabelo pingando de água, senão o cabelo não vai absorver o óleo.

Como saber que meu cabelo precisa de nutrição?
Você fez a hidratação e seu cabelo está maleável e macio. Mas está sem brilho e com frizz. Pra não desperdiçar seu precioso dinheirinho e tempo fazendo hidratação, esse é o momento de nutrir seus cabelos pra que os lipídíos ajudem a água a permanecer no fio.

Que agentes são nutritivos?
Essa é fácil, né, lindos? Ceramidas, uma ampla variedade de óleos vegetais (clique aqui pra ver alguns), manteiga de karité, cupuaçu, cacau, manga... mas também tem que ser pura, nem conto o que eu faço com quem pensar em passar a manteiga de cacau de dois reais pra lábios ressecados no cabelo. Aqui tem mais sobre manteigas e suas propriedades, e o legal é você derreter um pouquinho dela no microondas ou em banho-maria pra misturar na sua máscara de nutrição. Um pouquinho mesmo.

Minhas recomendações:
Tenho duas máscaras de nutrição, a Amend Thermo Protect e a Novex Óleo de Côco. A Thermo (intimidade mesmo, já estamos felizes juntas há vários meses) é tão maravilhosa que eu uso sem misturar nada, e além de tudo é uma máscara rápida, cinco minutinhos e tá tudo lindo. Claro que ela é complementada pela umectação e pela outra máscara, mas ainda assim ela é incrível, consigo passar até três semanas fazendo nutrição só com ela sem ficar com o cabelo significativamente pior.
Ela também tem caráter reconstrutor devido à reposição de aminoácidos, mas vamos combinar que uma máscara com fosfolipídios de girassol é N.
E, principalmente, na lista de ingredientes a gente encontra, bem no começo, o Olus Oil. Fiz algumas pesquisas e descobri que ele é um óleo vegetal que pode ser extraído de várias plantas diferentes, rico em triglicerídeos – ou seja, é o principal responsável pela reposição lipídica da máscara. Acabou? Não. Como diz o nome, ela também protege os cabelos quando você usa secador e chapinha. Muito rica essa máscara, né? E tem o mesmo preço da Anti-Age: apenas vinte e cinco dilminhas muito bem gastas.
Já o Novex, claro, não é tudo isso. Mas pra um creme de um quilo por cerca de R$17, ele é muito bom também. É o creme que eu comprei pra misturar a anilina, e depois do retoque meu cabelo nunca fica feio. Não vou dizer que ele é milagroso, mas se eu tivesse usado ele ao invés do Tresemmé na época que estava com o cabelo virgem, posso dizer com certeza que meu cabelo teria ficado maravilhoso. Ele sozinho serve mais como uma H razoável pra mim, mesmo sendo à base de óleo de côco.
Como eu tenho essa química toda no cabelo, uso essa máscara misturada com uma ampolinha da Skafe, que custa no máximo R$1,50 ou uma colher de azeite extra-virgem. Uma colher só, viu, lindas? Na primeira vez coloquei mais e meu cabelo ficou ridículo. Mas usando pouquinho fica bom mesmo! Uso pra complementar a Thermo e, obviamente, pro amor da minha vida durar mais. Deixo agir no cabelo por cerca de meia hora conforme indica a embalagem.
Como é uma máscara ácida, às vezes também a uso como condicionador (deixando três minutinhos) e acho o resultado satisfatório.
O amor da minha vida e sua melhor amiga
Por hoje é só, gente! Espero que tenham aprendido mais sobre os óleos vegetais, esses lindos, e gostado das duas máscaras baratinhas. O próximo post vai ser sobre Reconstrução e estou pensando em depois falar sobre o planejamento do cronograma de acordo com as necessidades do seu cabelo e responder perguntas caso vocês me mandem, o que acham? Beijo e até amanhã ♥

Update:  O post sobre reconstrução já está disponível aqui.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...