quarta-feira, agosto 14

Quebra, queda e corte químico #1


Oi, seus lindos! Hoje vamos começar a falar sobre os três piores problemas da humanidade e algumas medidas pra evitá-los e resolvê-los. Vou começar pela quebra, que embora seja bastante inconveniente, é, pra mim, o menos grave e mais rápido de cuidar.

O que é?
Quando saem apenas pedaços de fios. Geralmente esses pedaços têm um aspecto mais feio e irregular. É normal, principalmente pra quem usa muita química, uma quantidade pequena de pedaços quebrados na pia após pentear o cabelo. Mas se forem muitos pedacinhos, é sinal de que você está fazendo alguma coisa errada!

Como evitar?
• Siga uma rotina de cuidados para seus cabelos, se certificando de repor tudo o que ele precisa (clique aqui e aqui para ler sobre o Cronograma Capilar).
• Apare as pontas sempre que seus cuidados com os cabelos não forem o bastante para mantê-las bonitas e saudáveis. Comece a usar reparador de pontas desde o dia que cortar – se possível, substitua seu reparador de pontas por óleo de argan puro.
• Use secador e chapinha com moderação, e sempre acompanhados de um bom protetor térmico. Dê preferência a produtos termoativados, que usarão o calor em benefício dos seus cabelos.
• Jamais prenda o cabelo molhado, jamais durma com o cabelo molhado. Prender molhado pra dormir, então, devia ser pecado capital. É muito melhor usar secador que cometer uma dessas atrocidades!
• Não faça fricção com a toalha para enxugar o cabelo. Aperte levemente os fios na toalha para retirar o excesso de água.


Como reverter?
Infelizmente, uma vez que seu cabelo começa a ficar quebradiço demais, é hora de colocar a mão no bolso. 
Eu estou sempre cortando as pontas porque ainda não achei um produto acessível de verdade que seja a solução definitiva pra pontas feias em um cabelo bem cuidado. Se vocês tiverem algo milagroso que não custe mais ou menos o mesmo que uma ilha no Pacífico, podem me indicar nos comentários!
Mas calma, eu também não ando por aí parecendo que fiz megahair com piaçava, dá pra manter as pontas aceitáveis (e até receber uns elogios por elas às vezes) e controlar a quebra gastando pouco. Esses são meus cuidados com elas:
• Após o banho, tiro o excesso de água dos fios e passo protetor solar capilar Amend + reparador de pontas Black Gold Amend. O protetor é em creme, então passo o equivalente a uma moedinha de um real, em todo o comprimento dos fios. O reparador é um silicone, então passo duas gotinhas em cada metade do cabelo só nas pontas. Uso o protetor no dia-a-dia, e não só em ocasiões de mar e piscina, porque ele também protege o cabelo dos danos a que estamos sempre nos expondo: sol, vento, poluição. Impossível viver em São Paulo sem um produto desses!
• Depois que o cabelo seca (ou antes de usar o secador), passo umas gotinhas do argan da Avora. Ele é um produto bem legal, que super resolvia todos os problemas do meu cabelo antes de ele ser roxo, e mesmo hoje em dia me ajuda bastante, se eu pudesse escolher só uma etapa dos meus cuidados com as pontas pra indicar, com certeza seria essa! Se seu cabelo não for tão problemático quanto o meu, esse produto vai fazer milagres por ele. Mais pra baixo no post você encontra o preço de tudo, mas já pode comemorar!
• Sempre penteio o cabelo antes de dormir. Com muito cuidado, desembaraço o máximo possível com os dedos antes de usar um pente de dentes largos. Se sinto meu cabelo ressecado, com umas gotinhas do argan da Eico (tem resenha sobre o kit onde ele veio aqui), que desembaraça bem e deixa o cabelo cheirosinho, ou do reparador de pontas. Se meu cabelo não está ressecado, ou mesmo está pesado, uso Yamasterol pra pentear. Meu cabelo embaraça muito, se eu não passo alguma coisa antes de penteá-lo seco é quebra, choro e ranger de dentes na certa.
• Faço umectação noturna com azeite extra-virgem pelo menos uma vez por mês. Quando estou com muita preguiça, misturo algumas gotas do azeite com um pouco de Yamasterol (na mão mesmo, não precisa melecar o cabelo), aplico nas pontas, penteio e prendo. Sempre faço isso um dia antes de lavar o cabelo, porque pesa um pouco.

Sobre prender o cabelo pra dormir: eu não sei se esse é o melhor modo, mas vocês podem tentar. Funciona pra mim: penteio, coloco todo o cabelo bem pra cima como se fosse fazer um rabo-de-cavalo dos anos 80, mas segurando frouxo, e prendo sem apertar muito. Sinto que desse jeito minimizo o atrito com o travesseiro e com o elástico de cabelo.
Prontinha pra tirar uma soneca na passarela
 Agora, uma observação importante: se seu cabelo nem mesmo tem química, é bem cuidado, regularmente cortado, e mesmo assim você sofre de quebra, ela pode ser decorrente de algum problema hormonal. Nesse caso não tem Moroccan que resolva, converse com um médico! E se ele falar que é virose, tá liberado pedir uma segunda opinião do Doutor Google, ok?

Preços

• Protetor solar capilar Amend 180g – R$18,75
• Reparador de pontas Black Gold Amend 30ml – R$5,70
Comprei os dois pelo site mesmo e recomendo, eles embalam tudo bem direitinho e mandam amostrinhas. Tenho desde maio e estão rendendo muito, mesmo que eu os use pra caramba.
• Argan Avora 60ml – cerca de R$36
Não sei bem o preço porque comprei por R$27 na Ikesaki. Queria muito um argan e ele estava em promoção. Tenho desde setembro, uso como finalizador, misturo na máscara, faço mil coisas com ele e ainda tenho cerca de um décimo da embalagem, compensa muito mesmo! Sem contar que a linha dele é parente da Moroccan, custando um trilhão de vezes menos.
• Argan Eico 75ml
Não encontrei o preço, provavelmente ainda vem no kit. Mas não compensa comprar mesmo.
• Azeite extra-virgem Galo 500ml – no máximo R$15
Podem confiar nas donas-de-casa, gente. Essa marca é a melhor do mercado, não vejo necessidade de comprar em loja de produtos naturais.
• Yamasterol amarelo 200g – no máximo R$5 e já tá muito caro
É um produto curinga, compensa ter muitos frascos!
E se você tem dinheiro pra investir num reparador de pontas (ou seja, caiu nesse blog por engano), o queridinho unânime das blogueiras ricas é o Unique da Revlon, que você encontra numa faixa de preço entre R$105 e R$120, aproximadamente 519 vezes mais caro do que os produtos indicados nesse post.
Espero que tenham entendido tudo e que esse post tenha ajudado as lindas que sofrem de quebra! Um beijo e até amanhã ♥


Update: agora já tem a parte 2 e a parte 3 desse post!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...