quinta-feira, agosto 15

Quebra, queda e corte químico #2


Oi, gente maravilinda! Hoje vamos falar sobre o segundo dos piores problemas capilares dessa vida: a queda capilar. Para ler sobre quebra, clique aqui. Coloco a queda nessa posição porque ela pode ser de muito branda e fácil de tratar a genética. Em todos os casos o tratamento é contínuo.
Vamos primeiro falar sobre o que não me compete aqui: a queda genética e hormonal. Assim como acontece com a maioria dos homens, algumas de nós têm o azar supremo de ter calvície. Geralmente é possível identificá-la quando o cabelo tem as famosas e terríveis “entradas” na testa (tipo as do seu pai). Mas calma que é possível tratar com um médico. E outras, apesar de terem um cabelo saudável, têm a raiz fraca por causas hormonais e sofrem com queda excessiva de cabelo. Em ambos os casos, procure orientação médica para encontrar o tratamento adequado! Agora vamos tratar da queda por fatores cosméticos.

O que é?
A queda de cabelo é um acontecimento natural para a renovação dos fios na sua cabecinha linda. Acredita-se que o normal é que caiam até 100 fios de cabelo num dia, mas é claro que você não vai contar, até porque não estarão todos no pente ou escova. Boa parte dos fios que são descartados pelo seu couro cabeludo acabam ficando no travesseiro, nas roupas, etc. Também é normal que, se você passou um dia sem pentear o cabelo, no dia seguinte você perceba que mais fios caíram, mas esses fios extra já estavam soltos. Pra mim, uma pessoa sabe quando o cabelo está caindo mais do que ela está acostumada. Em caso de dúvida, acho que um bom teste é dar uma puxada com um pouquinho de força na raiz e ver se cai muito.
(Mas por favor não faça isso se seu cabelo estiver claramente fragilizado, não me responsabilizo por comprar sua peruca!)

Como evitar?
• Não durma com os cabelos molhados. Além de quebrar os fios com a fricção no travesseiro, o couro cabeludo também fica fragilizado e pode promover a queda.
• Não aplique creme hidratante, condicionador, leave-in e principalmente óleos e silicones na raiz. Caso você faça massagem no couro cabeludo com óleo vegetal puro (é o único permitido pra isso!), lave muito bem com shampoo branco logo em seguida.
• Evite deixar o cabelo ficar muito oleoso. A maior parte dessa oleosidade se acumulará no couro cabeludo, e esse excesso pode enfraquecer a raiz.
• Não use tinturas e descolorantes de má qualidade. Faça teste de mecha antes de fazer uma química agressiva, como alisamentos à base de formol, guanidina e tioglicolato. Siga uma rotina de cuidado com os cabelos, principalmente após esse tipo de procedimento.
• Não aperte muito os fios ao prendê-los.
• Pelo menos uma vez por mês, use um bom shampoo anti-resíduos, ele purifica o couro cabeludo. Quem tem cabelos descoloridos não precisa usar mais que uma vez por mês pra não ressecar. Para cabelos oleosos sem químicas agressivas, pode-se usar uma vez por semana.

Como reverter?
• Siga uma rotina de cuidados para seus cabelos, se certificando de repor tudo o que ele precisa (clique aqui e aqui para ler sobre o Cronograma Capilar).
• No quesito de receitas caseiras, você pode massagear o couro cabeludo com o gel extraído da babosa e com óleos vegetais puros (lavando muito bem depois com shampoo branco). Esses tratamentos são indicados para queda e seborréia.
• Eu só tive queda de cabelo uma vez e usei o tradicionalíssimo tônico de alho da Gota Dourada. A marca tem uma linha completa que promete fortalecer os cabelos desde a raiz, mas eu nunca usei, porém o tônico é muito bom mesmo. Ele promete acelerar o crescimento também e eu não notei nenhuma melhora significativa nesse quesito, mas a queda melhorou logo após a primeira aplicação. A embalagem vem com nove aplicações e custa cerca de cinco reais. O cheiro não é agradável mesmo, mas pelo preço e pelos benefícios, recomendo passar um perfuminho e agüentar. A marca já lançou um tônico roxinho que não tem cheiro de alho, mas eu nunca vi em farmácia ou perfumaria.

• Procure usar shampoos anti-caspa, caso seu cabelo seja oleoso.
• Procure produtos com zinco, vitaminas do complexo B, antioxidantes, aminoácidos e queratina. Ou seja, ativos das etapas de nutrição e reconstrução.

Atenção! Muitos outros fatores externos podem causar queda de cabelo em cabelos bem cuidados: má alimentação (incluindo dietas muito restritivas), deficiência de ferro, estresse, baixa imunidade (quando você está gripada, por exemplo), uso de medicamentos, etc. Caso você se identifique com um ou mais desses fatores, é legal procurar um dermatologista pra te ajudar!
E vale lembrar que, caso você tome todas essas medidas contra a queda e ela persista mesmo assim, também vale conversar com um dermatologista pra investigar se existe alguma outra causa que não está sendo tratada! 

E por hoje é só, gente. Espero que tenha ficado tudo claro, e caso contrário, podem perguntar à vontade! Beijos e até amanhã ♥

Update: já saiu a parte 3 desse post!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...