terça-feira, setembro 17

Acidificação capilar

Oi, gente, tudo bem?
Hoje vamos falar sobre pH do cabelo!
Como a maioria de vocês deve saber, a escala de pH vai do 0 ao 14, isso se deve a um cálculo complicado com a taxa de auto-dissociação da água, que não vem ao caso. Abaixo de 7 o pH fica progressivamente mais baixo, sendo chamado ácido, e acima de 7, progressivamente mais alto, sendo chamado básico ou alcalino. A maioria dos produtos do nosso cotidiano possui pH entre 3 e 12. Nosso cabelo possui pH entre 4,5 e 5,5, e o ideal é cerca de 4,8.
Esse valor nunca fica menor que 4,5, mas acima de 5,5 nosso cabelo começa a ficar embaraçado, fraco e quebradiço. Isso ocorre porque as cutículas estão muito abertas.
O pH ideal do shampoo é o de um ácido bem fraco, aproximadamente 6. Isso porque o shampoo precisa limpar o couro cabeludo, que é pele, e o pH da pele é ligeiramente mais alto que o do cabelo. É por isso que o shampoo tende a embaraçar um pouco o cabelo. Os shampoos mais suaves, além de possuirem formulação mais rica em substâncias emolientes, também possuem o pH mais baixo que os outros.
Já o pH de máscaras e condicionadores geralmente é um pouco mais baixo que o do cabelo, pra equilibrá-lo depois do shampoo. A Novex, por exemplo, apesar de ser uma marca barata, tem máscaras que são boas pra maioria dos cabelos devido ao pH 3,5.
Quando a gente usa descolorante ou tintura, o cabelo fica todo embaraçado e feio porque o pH pode chegar até a 10! Pra ilustrar isso, pense que o pH ideal do cabelo é próximo ao pH do café, enquanto o pH pós-descoloração é próximo ao do leite de magnésia.
Portanto, pra minimizar os danos da água oxigenada presente na descoloração ou tintura, é necessário estabilizar o pH do cabelo o mais rápido possível, antes que ele comece a quebrar. É recomendado acidificar o cabelo logo depois de lavar o produto do cabelo, e é preciso usar shampoo mesmo, okay? Não pode ficar com dó de o seu cabelo ficar mais detonado ainda, senão podem ficar resíduos no seu cabelo e couro cabeludo que serão muito piores pros seus fios que o shampoo!
Portanto, no pós-química, a sequência certa é:
Química > Enxágue (com shampoo e água em abundância) > Acidificante > Tratamento.
É necessário acidificar antes pra que o efeito da máscara que você vai passar possa permanecer no cabelo, já que um cabelo com pH 10 não vai reter o tratamento. Além disso, o acidificante também tem agentes que tratam o cabelo. Ele deve permanecer no cabelo por cerca de 5 minutos, não precisa deixar mais que isso.

. Acidificante caseiro x Acidificante K.pro
Estou usando o K.pro de exemplo porque ele é o mais famoso e não é muito caro, eu uso acidificante caseiro mas li bastante sobre ele!
• Como fazer acidificante caseiro?
Algumas pessoas misturam umas gotinhas de vinagre de maçã em um litro de água e jogam no cabelo, mas eu não gosto de fazer assim. Prefiro misturar vinagre + Yamasterol amarelo num recipiente plástico e passar com cuidado mecha por mecha. Pode usar seu condicionador normal ao invés de Yamasterol, se quiser.
Eu faço sem medir, mas acho que meia colher de vinagre pra três de Yamasterol é uma boa proporção.
• Tem diferença entre vinagre e vinagre de maçã?
NÃO. Os dois têm o mesmo resultado, o vinagre de maçã só não tem o cheiro forte do comum. Mas o cheiro do vinagre comum não permanece no cabelo depois de enxaguar, então não tem o menor problema  usá-lo.
• Quando tenho que acidificar o cabelo?
 Depois de processos que o deixem com as escamas abertas, como descoloração e tintura. No dia-a-dia, você pode usar de 15 em 15 dias após a máscara, para fixar melhor seu efeito. Não é recomendado usar com mais frequência que isso.
• E se eu uso anilina?
 Quem usa anilina ou qualquer tinta sem água oxigenada (como a Candy Color) depois de descolorir deve acidificar o cabelo de maneira diferente do que quem usa tinta com água oxigenada. Isso porque quando não há ox na sua coloração, não existe nada que vá fixar o pigmento no seu cabelo, e se você fechar as cutículas dele com o acidificante antes de tingir, pode ser que não pegue.
Portanto, o melhor procedimento nesse caso é:
Enxaguar o descolorante com água e shampoo > deixar seu cabelo secar todo cagado mesmo (tem gente que diz pra usar secador mas não tenho coragem hahaha) > tingir o cabelo seco > enxaguar a anilina/tinta e acidificar > tratamento.
• Qual acidificante é melhor, o caseiro ou o K.pro?
Nunca usei o K.pro e nem qualquer outra marca, mas acredito que, por ser um produto formulado especialmente pra isso, ele seja melhor que o caseiro. Além de acidificar ele tem componentes que tratam o cabelo.
Entretanto, a acidificação caseira funciona sim! Principalmente se você fizer com Yamasterol ao invés de água, porque também vai dar uma emoliência pro cabelo. Essa é uma boa alternativa se você não quer gastar ou se está lendo esse post nesse exato momento com descolorante/tintura no cabelo e não fazia idéia do que é acidificação capilar. Entretanto, considerando só o fator de equilibrar o pH, os dois são bons!

Pra quem quiser saber mais sobre acidificação, recomendo ler esse post aqui, do Liberte os Cachos.
Por hoje é só, gente linda! Se tiverem alguma dúvida podem me perguntar, okay? Beijo e até amanhã ♥
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...