sábado, setembro 14

Cabelos longos vs. saúde #2

Oi, tudo bem, seus lindos? Ontem falamos sobre um remédio super perigoso que foi indicado por uma médica pra crescimento do cabelo, mas na verdade é pra queda de cabelo masculina. A menina que disse que ia tomá-lo também mencionou shampoo bomba, Pantogar e Pill Food. Vamos saber mais um pouquinho sobre esses três?
Pantogar
Clique aqui pra ler a bula do Pantogar. Eu sempre achei super importante ler bulas e desde pequena adoro lê-las. Hoje em dia eu gosto também de procurar pra que cada componente serve.
Os ativos do Pantogar são:
Pantotenato de cálcio — também chamado ácido pantotênico, é a vitamina B5, que é a forma metabolizada do nosso amado pantenol/bepantol e tem todos os benefícios que a gente já conhece.
Cistina  — a cistina é um aminoácido que forma pontes de sulfato no cabelo, sendo um dos componentes de sua estrutura básica.
Nitrato de tiamina a tiamina é a vitamina B1, acredito que ela esteja na forma de nitrato pra melhor absorção no organismo. Uma das funções da tiamina é ajudar no metabolismo da glicose.
Levedura medicinal — é o nosso amado levedo de cerveja, cujos benefícios pro emagrecimento eu já falei aqui. Seus benefícios pro cabelo também se devem ao fato de o levedo ser rico em proteínas e vitaminas do complexo B.
Queratina — não preciso nem falar que é o material que forma a maior parte do cabelo, né?
Ácido aminobenzóico — conhecido como vitamina B10 ou PABA. É um antioxidante e ajuda na quebra e metabolização das vitaminas.

Como você pode perceber, o Pantogar nada mais é que um suplemento vitamínico, focado em coisas de que o cabelo precisa em maior quantidade. Pode tomar tranquilamente que ele não vai ter nenhuma ação negativa sobre seu corpo, a não ser que você seja alguma dessas pessoas do Science Channel que, sei lá, é alérgica a vitaminas/proteínas.

Pill Food
Já adianto que o Pill Food também é um suplemento, que além de fortalecimento dos cabelos promete melhora na pele, unhas e sistema imunológico. Pra mim a única diferença entre eles é essa, o Pill Food é mais "leve", acredito que seja melhor pra quem tem os cabelos fracos mas não está com um problema tão intenso, sabe?
Aqui tem uma espécie de bula do Pill Food.
Ele é composto por:
Colágeno é uma proteína importantíssima pra saúde da pele, cabelos e unhas.
Biotina garante a saúde do couro cabeludo, inclusive evitando a caspa.
Cisteína é a pró-cistina.
Cistina igual ao do Pantogar.
Pantotenato de cálcio igual ao do Pantogar.
Vitaminas B6, B2 e E todas as vitaminas do complexo B e a vitamina E são importantes pro cabelo, sendo encontradas em várias máscaras e tratamentos.
Metionina — um aminoácido que serve como base pra produção da maioria das proteínas.

Agora, gente, vem cá: eu levei dois dias pesquisando, principalmente componentes mais obscuros, mas se você é um químico ou farmacêutico e acha que tem algum erro, me avisa, tá?

Glicopan Pet e Monovin-A
Os dois são remédios de uso veterinário que bastante gente tem usado já há um bom tempo pra crescimento do cabelo. Clique aqui pra ler a bula do Glicopan. O Monovin contém apenas vitamina A.
Nunca usei nenhum dos dois, mas pela composição do Glicopan, sabe o que eu acho? O melhor uso do Glicopan é pra recuperar cabelos muito danificados, misturando a uma máscara de hidratação (pra ele não deixar seu cabelo duro). Se seu cabelo não está terrível, não use, vai saturar de proteínas e pode quebrar. O Glicopan é uma reconstrução de emergência e só! Dificilmente vai fazer o cabelo crescer. Já o Monovin pra mim nem vale a pena, compra uma ampola de vitamina A que dá na mesma!
Eu não sou radicalmente contra o uso desses produtos, mas acho que é muita ingenuidade acreditar que o cabelo vai ter um super crescimento só de colocar proteínas e vitaminas por fora. Ele vai ficar mais bonito, sim, mas tem que ter muito cuidado com o exagero! Pode até crescer mais sim, mas não é regra.
Eu sempre digo que a melhor coisa pra fazer o cabelo crescer um pouco mais é fazer cronograma. Não é um crescimento absurdo, mas é garantido que seu cabelo vai crescer muito mais saudável e forte. Posso dizer pra vocês que meu cabelo tem crescido muito mais do que quando estava virgem apesar das descolorações, olha o tamanho da minha raiz entre o final de abril e o começo de julho, e olha que eu só comecei a fazer o cronograma direitinho no meio de maio:
Fundo e companhia lindos pra vocês não prestarem atenção na minha cara
Conclusão de tudo isso: Pill Food e Pantogar estão liberados, se seu cabelo não crescer mais rápido, com certeza vai ficar mais forte, ou pelo menos eles vão suprir alguma deficiência de vitaminas que você tenha no organismo. Impossível fazer mal, mas não é garantia absoluta de crescimento mais acelerado. Pela composição, eu gostei mais do Pantogar, mas vai da preferência de vocês. E mandem manipular que fica muito mais barato, tá?
Já em relação aos "shampoos bomba" tem que ter muito cuidado, eu não recomendo o Monovin-A porque vitamina A a gente encontra em ampolinha de um real, né? E o Monovin é bem concentrado, pode dar hipervitaminose caso você não esteja precisando tanto dessa vitamina em específico.
Já o Glicopan pode sim ser um bom reconstrutor, ele é riquíssimo em aminoácidos, mas só se seu cabelo estiver bem detonado mesmo, tá? Senão pode quebrar.
E reparem que eu não estou recomendando o Glicopan, porque eu nunca usei. Só dando uma sugestão de uso que eu acho mais adequada de acordo com a formulação dele, caso você queira usá-lo. Lembrando que eu sou estudante de Farmácia mas não sei tudíssimo sobre química! Tenho uma super curiosidade em usar o Glicopan pra fazer uma R intensa, e espero um dia usar pra dar mais informações sobre ele pra vocês!

Por hoje é só, gente! Espero que tenha ajudado vocês a entender melhor o que faz cada coisa no cabelo, e que vocês tenham curiosidade de procurar saber sobre os componentes do que vocês usam! Se quiserem me perguntar, fiquem à vontade, okay? Beijo e até amanhã, seus bonitos! <3
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...