terça-feira, setembro 24

Dicas de descoloração e minha experiência

Oi, gente!
Acho que a maioria de vocês acompanha a fanpage do blog e já sabe que eu fiz uma descoloração global no sábado. Foi a quarta vez que fiz isso, a primeira foi pra passar vermelho, a segunda foi uma catástrofe (já falei aqui sobre elas), a terceira foi em abril mas eu comprei pouco descolorante e alguns pedaços do meu cabelo mancharam, então dessa vez resolvi descolorir inteiro pra passar uma cor mais clara e pra arrumar de uma vez por todas essas manchas.
Eu fiquei super triste porque o descolorante que eu usei só abre pro amarelo ovo e eu estava sonhando que conseguiria ficar com uma cor parecida com a linda e maravilhosa da Doe Deere, mas não rolou, apesar de a mistura de anilina ter ficado da cor certa. Então resolvi deixar o rosa bonito no comprimento e escurecer a raiz pra um lilás escurinho, porque não gosto de mim com nenhuma cor clara, horrível olhar pro espelho e ver a Nicki Minaj! Eu gostei, o Pedro (que no meio do processo foi comprar mais ox pra mim) gostou, os lindos do facebook gostaram, então diminuiu a dor no coração de não ficar como eu queria.
Enfim, vim contar pra vocês como meu cabelo ficou, e principalmente, como ele sobreviveu lindíssimo a uma descoloração.
Agora as crianças gritam "Olha mãe, cabelo rosa"
Ele está bem bonito e saudável, só ficou bem volumoso e embaraçando um pouco nas pontas. Mas não está poroso, não está quebrando, as pontas não estão particularmente ruins, o que é o mais incrível!
Vamos a todos os segredos pra sobreviver tranquilamente à descoloração, mantendo até as pontas bonitas e saudáveis, mesmo que você tenha cabelo naturalmente fino e longo como eu:
Faça cronograma capilar. Já tá de saco cheio de ouvir isso? Mas é a verdade, não existe milagre, existe cronograma.
• A maioria das pessoas aconselha a "caprichar no cronograma" antes de descolorir. O que eu fiz foi usar mais o shampoo Gold Shimmer, que não agride os fios (pelo contrário, trata pra caramba) e fazer uma reconstrução alguns dias antes de descolorir.
• Antes de descolorir, passe um óleo vegetal puro no cabelo. Ele vai criar uma película protetora no fio, mas não vai interferir na eficácia da descoloração, porque o óleo não se mistura com a água oxigenada. É esse o princípio de descolorir com o cabelo sujo, só que com o óleo é muito mais eficaz e sua cabeça coça muito menos, eu tinha lavado o cabelo no dia anterior à descoloração. Eu usei azeite. Não precisa besuntar demais como na umectação, passa uma quantidade suficiente pra deixá-lo só bem oleoso.
Já vi gente falando pra colocar um pouco de creme de hidratação na mistura de ox e pó, e eu até fiz um teste de mecha na quinta: separei duas mechas, uma em cada lado da cabeça pra eu conseguir ver bem a diferença, e em uma eu passei azeite e logo em seguida a ox; na outra passei essa mistura com o creme, e com o creme não abriu quase nada.
Sabe por quê, gente? O creme e a ox têm água, eles são miscíveis, então o creme interfere no processo químico da ox, tornando-o menos eficiente. Isso protege o cabelo? Até protege, mas a descoloração fica completamente ineficaz! Já com óleo deu certo porque ele e a água oxigenada são imiscíveis, então ele protege o cabelo sem tirar a eficácia da descoloração. Tirei uma foto só do meu teste de mecha (da mecha que deu certo), me recuso a tirar fotos descolorida porque fico ridícula hahahah
Um pouco antes de enxaguar
Depois de seco
• Use um bom descolorante. Essa já é tipo sua mãe falando "leva uma blusa" quando você vai sair, né? Mas não custa lembrar que vale muito mais investir num bom descolorante pra minimizar os danos da descoloração do que comprar um Márcia da vida e depois ter que gastar horrores ou cortar.
• Compre descolorante pra sobrar. Eu comprei três tubos de 75ml de ox dessa vez, e ainda assim precisei de mais dois. Se possível, compre a garrafinha grande, eu só não comprei porque não achei de 30 volumes da Amend e não queria comprar pelo site e pagar frete.
• Quando você perceber que o descolorante já abriu bastante o tom, pode enxaguar, mesmo que não tenha dado o tempo estipulado pelo fabricante. Quarenta minutos é o tempo máximo pra permanecer com o produto no cabelo antes que ele pare de clarear e comece a só danificar. Se já clareou o suficiente com 20 minutos, pode enxaguar sem medo.
• Enxague o descolorante com um bom shampoo, que vá embaraçar seu cabelo o mínimo possível. Se você acha o Gold Shimmer muito caro, indico o Alta Moda Oil Argan, que é excelente. Lavei primeiro com ele e depois com o Gold Shimmer, e o kit dele com condicionador na Americanas, ambos 300ml, está R$25. Ele geralmente não é caro, mas é uma economia de pelo menos dez reais.


Pra descoloração, eu usei o pó verde da Amend, que abre super rápido. A indicação do fabricante é que você use com ox de 10 volumes porque é pra cabelos que tenham outras químicas, mas eu usei com de 30, da mesma marca.
Eu indico esse pó pra quem quer só remover bastante a pigmentação de uma tinta, porque sai em quinze minutinhos sem danificar (meu roxo bem escuro abriu praquele rosinha chiclete) e pra quem vai passar uma cor que pegue perfeitamente num fundo amarelo-ovo (como ficou minha raiz), infelizmente esse pó não é azul nem abre pra um tom claríssimo. Os outros descolorantes da Amend também são muito bons, e todo mundo fala super bem do Supermeches, da Alfaparf. Nunca usei, mas confio nessa marca, assim que meu pote de 300g de pó acabar, vou comprá-lo e conto pra vocês. E, como eu já disse aqui, dá pra comprar o Blond Me da Schwarzkopf fracionado pela internet, não sai tão caro e abre até 9 tons.
Depois de pintar com a anilina, usei a máscara Gold Shimmer, e essa foi a cereja no bolo de delícias do meu cabelo. Ela fez uma diferença absurda, gente, melhor produto! Recomendo muito que vocês tenham uma máscara mais poderosa pra ocasiões especiais, faz a maior diferença do mundo! Eu comprei uma nanoqueratinização no Uva Rosa pra fazer depois da descoloração, e só vou fazer porque já está paga, porque meu cabelo já está super recuperado. Vou fazer hoje e logo conto pra vocês.
Por hoje é só, gente! Pra quem acha que eu já estou começando a ficar fina demais e ter produtos caros (o que super não é verdade porque eu só aproveito promoções muito boas), estou preparando um post com dicas pra ter bons produtos sem gastar demais!
Espero que o post tenha ajudado bastante, beijo e até amanhã ♥
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...