terça-feira, setembro 10

O cronograma capilar – Parte IV


Oi, gente maravilhosa! Confesso que demorei pra caramba pra fazer esse post, primeiro porque reconstrução é uma coisa um pouco mais delicada, e segundo por um bom motivo. Por quê? Vamos lá!
Se você hidrata seu cabelo demais, desde que você não deixe de lado as duas outras etapas, não tem problema. Se você nutre demais, ele fica visivelmente mais oleoso e é só ficar sem fazer N por um tempinho (até ele ficar normal). Mas e se você reconstrói demais?
Excesso de reconstrução tem o mesmo efeito de falta: cabelos duros, quebradiços e sem vida. Por isso às vezes é difícil até pra quem já tem alguma experiência identificar se é excesso ou falta, ainda mais depois de uma química agressiva, que é o período que a gente capricha nas R e pode acabar exagerando.
Mas o motivo bom é que eu estava experimentando um produto incrível pra indicar pra vocês, já que vocês já estão carecas com os cabelos fortes de tanto me ver falar da cauterização Keramax.
E se você ainda tem dúvidas sobre o cronograma, a hidratação e a nutrição, é só clicar aqui, aqui e aqui, respectivamente.
Pra quem sentiu saudade
O que é reconstrução?
É a reposição dos componentes que formam a estrutura básica do cabelo. Quem tem o cabelo virgem os perde minimamente, podendo viver uma vida tranqüila sem reconstruir (mas, claro, é indicado fazer uma R às vezes pra ter cabelos bem saudáveis), enquanto quem descolore e usa alisamentos que não sejam à base de queratina precisa de uma reposição muito mais intensa pra manter os cabelos na cabeça!
A reconstrução pode ser finalizada com escova e chapinha pra selar muito bem os fios, e nesse caso é chamada de cauterização, selagem ou plástica capilar. 
Mas não façam assim, tá, amados? Peçam ajuda, façam no salão ou tenham carinho
Como saber se meu cabelo precisa de reconstrução?
Se você é uma sortuda que já nasceu com o cabelo do jeitinho que queria ou só usa processos mecânicos (chapinha e secador, que só retiram água do cabelo) faça uma reconstrução por mês. Não precisa ser uma super máscara repositora de massa, um produto legal à base de algum componente reconstrutor (já conto quais são!) é o bastante.
Se você judia da sua massa capilar como eu, logo depois da química, você pode fazer uma rotina intensa, intercalando duas R, duas N e três H (provavelmente seguir essa rotina UMA VEZ é o bastante, pelo amor de Deus não me exagere na R). Depois, quando o cabelo estiver ok, dá pra fazer pelo menos uma e no máximo três por mês. Não pode descuidar mas definitivamente não pode fazer demais!
Depois da minha descoloração global em abril, eu fiz uma selagem no salão e desde então só fiz uma cauterização por mês quando meu cabelo pedia (quando ele ficava sem volume demais e com as pontas terríveis) feat. algumas reconstruções leves usando uma máscara de outra etapa com caráter levemente reconstrutor com um pouco de queratina do kit da Keramax. Acho que o melhor a fazer quando o cabelo não está super detonado é esperá-lo pedir. Assim, como você não reconstrói há um tempão, é impossível confundir com excesso de queratina.

Que agentes são reconstrutores?

A queratina pura é o principal deles, e também os chamados aminoácidos essenciais, ou seja, aqueles que não são sintetizados pelo corpo. A cisteína e arginina são exemplos de aminoácidos essenciais que o nosso cabelo precisa. Além disso, as proteínas hidrolisadas, quando estão combinadas com queratina e a máscara não possui outros agentes hidratantes, também podem ser reconstruções potentes. Essa etapa é tão complicada que é difícil até pra identificar se uma máscara é reconstrutora! Eu recomendo que, quando você pensar em comprar uma máscara pra essa etapa, dê uma procurada no Google por resenhas sobre ela, os fabricantes às vezes confundem a gente, ou criam máscaras com vários intuitos que acabam funcionando de maneiras diferentes de acordo com as necessidades de cada cabelo.

 Minhas recomendações

A Super reconstrução da Blogueira Pobre é muito boa e você pode usar coisas que tem em casa!
Meu novo amor e grande recomendação é a merecidamente famosa Midollo di bamboo, da Alfaparf.
"Nossa, Tha, nasceu uma árvore de dinheiro na sua casa?"
Não, gente! Ela ficou por mais de uma semana com uma promoção incrível no Beleza na Web e até continuaria, se não estivesse esgotada. Eu não tinha muita experiência com compras online, mas adorei o site e parece que ele sempre faz promoções ótimas! Eu sei, eu morei em Marte por anos porque todo mundo conhece o BNW.
Não vou falar muito sobre ela nesse post porque pretendo fazer uma review, mas ela é uma máscara reconstrutora rápida, é maravilhoso não precisar ficar passando 856 bálsamos. Eu gosto de ter trabalho com meu cabelo, mas tem dia que não, né?
Por enquanto digo que ela cumpre tudo o que promete, que a fama não é à toa, e que eu paguei nela só R$35 dilminhas. Mas o preço original é R$58, e vocês sabem que isso é caro pra mim, mas é uma R de 250ml bem fluída, vai durar pra caramba, prometo. Quebra o porquinho e vai com fé que ela é excelente!
E pros fãs do Rigen novo (me surpreende se alguém erguer a mão), o pote de um quilo que dura pra vida inteira e dá pra dividir com mãe, irmã, empregada e população inteira da Guiana tá por R$58 aqui!

Por que o cabelo às vezes fica duro depois da reconstrução?
 Se ele só fica duro, e não quebradiço, relaxa que não é o fim do mundo! Dá um dia de descanso pro cabelo e faz uma boa hidratação no outro dia. Ou, se perceber que ele ficou duro quando ainda está molhado, pode finalizar os cuidados com uma máscara hidratante.
Isso pode acontecer caso você tenha usado uma reconstrução mais potente que o necessário ou simplesmente porque alguns produtos reconstrutores são só reconstrutores e acabou, não dão nenhuma hidratadinha no seu cabelo. A maioria das máscaras reconstrutoras também possuem ativos hidratantes, mas isso não é regra. Se uma máscara deixou seu cabelo duro mas bem forte e encorpado, saiba que ela cumpriu seu papel e não é uma porcaria, não.

Vale a pena investir numa linha inteira reconstrutora?
Depende, mas em geral, não. Porque, se você é uma pessoa média, você não descolore o cabelo com uma frequência que torne isso necessário. Aí seus produtos vão ficar deixados num canto, e talvez você pense "então vou usar esse shampoo e condicionador todos os dias pra não ficar largado". E isso pode ocasionar excesso de queratina e quebra dos seus fios, já que em linhas de tratamento, todos os produtos possuem o ativo. Uma máscara reconstrutora é o bastante. Você até pode ter um shampoo reconstrutor pra usar quando estiver sentindo o cabelo mais frágil, mas não é necessário.
Pra mim, só vale a pena ter toda uma linha de reconstrução em casa se você tem com quem dividir os gastos e os produtos e/ou no caso muito específico de você ser platinada e retocar a raiz uma vez por mês ou menos.

Se tiverem alguma dúvida, leiam esse post aqui da minha musa, a Erika Nasch, tem mais dicas de máscaras, inclusive uma da Acquaflora que certamente é mais barata que as supracitadas.
Mas se ainda sobrarem dúvidas, estou aqui à disposição, okay? Inclusive estou pensando em fazer mais um pedaço falando sobre a reconstrução porque acho que faltou cobrir algumas dúvidas aqui, então me perguntem tudo que precisarem! Beijo e até amanhã ♥
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...