sexta-feira, setembro 20

Perguntas da semana #1

Oi, gente, tudo bem?
Como vocês devem saber, participo de um monte de grupos sobre cabelo no facebook, aliás, quem participa de algum legal e nunca me viu lá, pode me mandar que eu entro! Além de divulgar links do blog, uso pra ajudar bastante gente, então resolvi trazer aqui pra vocês, com uma frequencia duvidosa, respostas que dei a algumas dúvidas nesses grupos, afinal a sua dúvida pode ser a dúvida do colega hahaha
Não achei nenhuma foto boa da professora Lupita então pus essa de amiguinhas mesmo
O Yamasterol tem pH alto?
Aparentemente. Digo isso porque nunca vi a Yamá falar "olha, gente, o pH do Yamasterol é 8, tá? Beijão", e porque nunca na história do universo vi alguém reclamar que usou Yamasterol e o cabelo ficou uma palha embaraçada.
Mas algumas pessoas fizeram titulações em casa e chegaram a essa conclusão. No grupo Cronograma Capilar, por exemplo, chegaram ao valor 5,91 que, como eu já ensinei pra vocês, já é um valor alto em relação ao pH do cabelo.
Entretanto, titulação é uma coisa complicadíssima: eu mesma já fiz em laboratório e nunca dá o valor que a literatura manda. E sabe por quê? O valor estabelecido como pH das coisas é aquele que, depois de muitos experimentos, é o estatisticamente mais provável. Porque é impossível fazer a mesmíssima experiência milhões de vezes igualzinho, você sempre vai medir ligeiramente diferente mesmo com vidrarias de precisão em laboratórios. Esse valor padrão é um que tenha ao mesmo tempo aparecido bastante e que tenha tido vários resultados próximos a ele. Portanto, a determinação de pH é sempre uma coisa aproximada. A pessoa que encontrou esse valor próximo a 6 pode ter tido uma margem de erro de 0,5, por exemplo, e então o pH poderia ser 5,4, que ainda está na faixa boa pro cabelo. Não estou questionando a competência de quem fez, é normal acontecer isso mesmo! No laboratório de Química Geral já fiz titulação pra determinar a quantidade de ácido acético no vinagre, que é 4% (mais que isso é proibido) e deu 6%. Normal. Só haveria uma certa incompetência nas contas se desse um valor absurdamente mais alto ou mais baixo que o esperado.
  Enfim! O pH do Yamasterol é um pouco mais alto que o de outras máscaras/condicionadores/leave-ins (ele tem essas três funções), mas a maioria das pessoas usa ele "batizado" porque fica bem com tudo, é tipo o leite condensado do mundo dos cosméticos, portanto as outras coisas que você colocar nele – ampolas, vinagre, queratina, açúcar, bepantol – vão abaixar mais o pH dele e garantir o resultado maravilhoso.
E outra coisinha que eu apontei na questão da acidificação caseira usando Yamasterol ao invés de água pra uma bonita que estava em dúvida: kiridos, o pH da água é 7! O do Yamasterol pode ser altinho mas não vai chegar a ser neutro e muitíssimo menos alcalino. A conclusão óbvia é que é melhor acidificar o cabelo com Yamasterol+vinagre que com água+vinagre.


Qual fase do crono?
Se tem uma coisa que eu acho super divertida é ler a composição dos produtos e prever o que eles fazem.
 Máscaras com ingredientes de mais de uma fase do cronograma são problemáticas. Os produtos importados sempre colocam os componentes por ordem decrescente de concentração, tornando nosso trabalho muito mais fácil, mas com os nacionais nem sempre é assim, e às vezes a gente só sabe experimentando mesmo.
Uma bonita estava em dúvida onde encaixar uma máscara da Ertia e postou a composição: 
Agua, Alcohol cetílico, Ciclopentasiloxano, Alcohol estearilico, Gliceret-26, Cloruro de esteartrimonio , Amodimeticona, Octanoato de cetearilo, Dimeticona, Fragancia, Alcohol isopropílicio, Hidroxietilcelulosa, Ácido citrico, Ácido de lanolina, gel de aloe barbadensis (aloe barbadensis), Miristato de isopropilo, Fitantriol, EDTA tetrasódico, Manteca de semilla de copoazú (theobroma grandiflorum), policuaternio-39, Extracto de hoja de olivo(olea europaea), PCA sódico, Lactato de sódio, Pantenol, Acetato de tocoferilo, Benzofenona-4, Arginina, Ácido aspártico, PCA, Glicina, Alanina, Serina, Valina, Treonina, Prolina, Isoleucina, Metilcloroisotiazolinona, Histidina, Fenilalanina, Metilisotiazolinona, Extracto de perilla
Óbvio que eu não sei o cada unzinho dos componentes faz. Estou procurando sempre, mas ainda não sei! Mas marquei as coisas mais óbvias. De verde, os componentes hidratantes: aloe barbadensis é um tipo de babosa, e pantenol já é nosso amigo de longa data. De laranja, dois agentes muito nutritivos, a manteiga de cupuaçu e o extrato de oliva. No final, de azul, alguns aminoácidos.
Pra avaliar a qual etapa pertence a máscara, sempre parto do princípio de que os ingredientes vão estar em ordem. Ainda mais se começa com a água. Apesar de a babosa vir antes dos dois nutritivos, está sozinha. Máscaras hidratantes geralmente possuem todos os componentes hidratantes antes dos nutritivos e reconstrutores, caso tenha. Mas ali embaixo tem o pantenol, e mais nada que a gente tenha certeza que é hidratante, então já pode descartar.
Depois disso, assumi que, apesar de ter vários aminoácidos, ela é uma nutrição porque, mais uma vez, todos os componentes dessa etapa estão juntos.
Isso não é uma regra, okay? É uma dica pra identificar. Depois a moça usou a máscara e disse que o cabelo ficou com características de N e encorpado, portanto, uma N que reconstrói um pouquinho.
Além disso, reconstruções puras fundamentalmente têm queratina e/ou proteína hidrolisada do trigo e/ou aminoácidos (geralmente duas dessas coisas, ou as três) no começo da composição.
Chem is fun

Por hoje é só, seus bonitos! Em caso de dúvida sobre o post me perguntem, e se tiverem alguma outra pergunta, perguntem também que coloco aqui! Beijo e até amanhã ♥
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...