sábado, setembro 21

Receita: torta cremosa de liquidificador

Olá, seus bonitos!
Gente, do tanto que eu falo de comida, cês devem achar que eu só fico deitada de boca aberta enquanto cai um caminhão de comida na minha boca e eu não cozinho nada, né?
Eu na cabeça de vocês
Eu na realidade
Na verdade eu sei cozinhar sim, com certeza não sou uma chef brilhante, mas faço comida direitinho e estou sempre atrás de novos segredinhos culinários. Hoje vou ensinar pra vocês uma torta facílima que tem três segredinhos: dois eu ensino e o terceiro é o tempero, que fica por sua conta, mas vou colocar na receita os que eu uso!
Pra fazer essa torta gostosa e com recheio farto numa assadeira 40x30cm, você precisa de:
Pro recheio:
• 700g de peito de frango. Eu compro desses de bandeja, sassami, muito mais prático que economizar dois reais pra ter que fucking dessossar, eca!
• Uma lata de ervilha e uma de milho. Pode colocar azeitona e palmito também, só não exagera colocando tudo que tiver na geladeira, senão vai ficar horrível.
• Leite
• Amido de milho
• Tempero
Pra massa:
• 6 ovos
• Uma xícara e meia de óleo
• Mais 4 xícaras de leite
• Sal e tempero de sua preferência
• 24 colheres de farinha de trigo
• 2 colheres rasas de fermento em pó
Se a farinha de trigo já tiver fermento não precisa colocar fermento de novo, tá? Senão vai crescer, explodir o forno e engolir sua família.
Also, um liquidificador, uma assadeira (óbvio), uma batedeira e uma panela, de preferência de fundo anti-aderente.
As medidas obviamente são xícara de chá e colher de sopa.
O forno precisa ser pré-aquecido a 210º por 15 minutos. Se você não sabe quando deve pré-aquecer, faça do jeitinho que eu fiz, eu conto no meio da receita.

Vou ensinar direitinho por etapas como se vocês nunca tivessem cozinhado na vida, porque não tem nada pior do que ler uma receita que a massa já está prontinha e de repente surge um "agora  recheie a massa com ameixas do Cazaquistão previamente cozidas por 26 horas" e essas ameixas nunca foram mencionadas antes.
Primeiro você vai separar todos os ingredientes, é maravilhoso que o frango esteja previamente descongelado, mas como nem todo mundo é uma dona de casa perfeita, também pode tirar do freezer agora e lavar com água morna. E se você descongelou antes, lava bem o frango com água normal. O legal é que ele vá pra panela sem gelo e sem nada de sangue, eca.
Pegue uma panela, aqueça um fio de óleo (menos de uma colher de sopa) e jogue o frango. Deixe em fogo médio por uns dois minutos, ele vai começar a ficar branquinho e grudar um pouco no fundo. Daí você joga 300ml de água, sal e qualquer outro tempero a seu gosto. No frango eu uso esse tempero aqui:
Mas a Knorr tem um tempero chamado Meu filé de frango que com certeza também arrasa muito, pelo menos o Meu segredo, Meu arroz e Meu feijão são incríveis.
Agora você tampa a panela e pode deixar em fogo alto, daqui uns 15 minutos você volta pra verificar se a água já evaporou toda.
Enquanto isso, pega o liquidificador, joga todos os ingredientes da massa dentro e bate até ficar homogêneo. Na massa eu uso Sazón pra massas (o alaranjadinho), dois sachês, e mais uma colher rasa de sal. Experimenta o sabor da massa sem medo, ela tem que estar saborosa mas não salgada. É o Sazón que deixa a minha torta com um aspecto dourado bem lindo por cima.
Agora já deu tempo de o frango ficar bom, vai dar uma olhada e cutuca ele com uma colher grande pra ver se está branquinho por dentro. Não precisa estar perfeitamente macio agora porque ele voltará pra panela depois, mas tem que estar bem cozido. Caso ainda não esteja bom, coloque mais 50ml de água e abaixe o fogo pro médio.
Depois de acabar de cozinhar o frango, você vai desfiá-lo. Eu tenho usado a batedeira pra desfiar e esse é o método mais prático de todos os tempos, não acredito que passei anos desfiando manualmente!
(Antes de começar a desfiar, já pode untar a assadeira com óleo e pré-aquecer o forno na potência média (210º). Pra não melecar a mão, coloca um pouco de óleo no centro da assadeira e espalha com uma folha de papel toalha.)
Pra desfiar na batedeira é bem simples: deixe ela na potência mínima pros fiapos de frango não voarem pela cozinha toda e vá colocando as pás cuidadosamente sobre os pedaços de frango que ainda estiverem grandes. Depois que estiver tudo bonitinho, volte o frango pra panela e cubra com leite. Acrescente o milho, ervilha e seus amigos.
Os amigos do milho e da ervilha, não os seus.
Agora você vai deixar no fogo baixo e acrescentar amido de milho aos poucos, esse é o segredo pro recheio ficar deliciosamente cremoso. Coloca uma colher, mistura tudo. Mais uma colher, mistura de novo. Até ficar uma coisa mais cremosa do que grudenta. Essa é a textura certa:
O amido vai sugar um pouco do tempero, então experimente e coloque mais tempero nessa hora, senão vai ficar com um gosto horrível!
E muito cuidado pra não deixar cozinhar demais, senão vai ficar mais duro, ficar uma meleca, grudar tudo e a colher não sai nunca mais (aí é só colocar mais um pouquinho de leite e mexer).
Estando pronto o recheio, pega a assadeira já untada, coloca 2/3 de toda a massa que você deixou bonitinha no liquidificador e vai colocando o recheio por cima espalhando bem. Uso uma colher grande e uma pá de silicone, tipo essas de batedeira (não sei se é o nome real mas chamam de pão-duro porque é boa pra raspar panelas e tal) pra desgrudar da colher. Distribua o recheio da melhor forma possível, ele vai afundar na massa mas é normal, quando assar fica certinho. Quando terminar de colocar o recheio, cubra com o resto da massa.
Tá vendo? A minha crua também não ficou tão bonita
Uma pá dessas. Se não tiver, usa uma colher de sopa mesmo.
Agora é só colocar a assadeira no forno, mantendo a 210º mesmo. Eu coloco na grade de cima do fogão pra não queimar no fundo.
Depois de todo esse trabalho, vá fazer o que quiser pelos próximos 55 minutos, te juro que se você fez tudo como eu disse, a torta só vai ficar boa depois de uma hora assando. Se você for meio paranóico, pode deixá-la quietinha só os primeiros 40 minutos e depois fazer o teste do garfo algumas vezes, é só espetar a massa com um garfo e ver se ele sai limpo. Se sair limpo, limpíssimo, é porque já está pronta. Aí é só desligar o forno, deixá-la descansar lá dentro no quentinho por mais uns cinco ou dez minutos e comer <3

Espero que tenham gostado, seus bonitos. Se alguém fizer, me conta se ficou boa e me manda um pedaço! Beijo e até amanhã ♥
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...