sábado, outubro 5

FAQ: óleo no cabelo

Oi, gente, tudo bem? Hoje vou responder algumas das perguntas mais comuns sobre o uso de óleos pra deixar o cabelo mais bonito!

Quais os benefícios de usar óleos no cabelo?
Os óleos vegetais puros são ricos em ácidos graxos, vitamina E, e várias outras substâncias que são boas pro cabelo, além de repor a camada lipídica dos fios, cuja integridade é essencial pra reter a hidratação e mantê-la por mais tempo.

Posso usar óleo mineral?
Não! O óleo mineral é a parafina líquida/petrolato. Muita gente (os adeptos de no/low poo) evita até mesmo produtos que o contenham na composição. Passá-lo puro está proibidíssimo, pois ele não trata o cabelo, só cria uma capa que não permite que nada entre nem nada saia. Eu não sou adepta de no/low poo e não vejo problema em usar produtos que tenham pequenas quantidades de petrolatos, mas passar óleo mineral puro realmente só faria mal pro cabelo.

Posso usar um óleo que não seja puro (por exemplo, azeite virgem?)
Depende. Pra umectação não, pois o azeite virgem ainda contém mistura com outros óleos, e nesse caso, você deve usar o azeite extra-virgem, que é puríssimo. Mas pra misturar numa máscara, pode sim! Eu já misturei uma colher de sobremesa de azeite comum levemente aquecido com algumas colheres de creme da Novex várias vezes e funcionou muito bem, potencializou bastante o creme.

Como usar óleo de rícino?
Eu aconselho não usar, porque o cheiro dele é péssimo, insuportável! Se você quer economizar, compra 500ml de azeite no mercado por menos de R$15.
Mas já vi muita gente dizer que o óleo de rícino (ou mamona) faz maravilhas no cabelo, porém é muito espesso e difícil de aplicar. Aí a recomendação é que você use misturado com azeite extra-virgem, que neutraliza um pouco o cheiro e é bastante fluído.
Vi algumas meninas perguntando se é pra usar um na raiz e o outro no comprimento, mas não: na umectação não se deve passar o óleo na raiz, a não ser que você esteja fazendo massagem com óleo, mas dormir com óleo no couro cabeludo jamais, okay?
Pra usá-los misturados basta colocar num recipiente a quantidade desejada de cada um (não existe uma proporção certa) e colocá-lo no microondas por alguns segundos ou em banho-maria, e ir mexendo até perceber que está mais maleável.

Posso usar óleo vegetal puro na raiz?
Como eu disse na pergunta anterior: pode, mas não na umectação! O óleo vegetal na raiz serve pra tratamento de caspa (por incrível que pareça) e de queda do cabelo. Pra isso, você vai massagear o couro cabeludo com óleo e depois lavar bem com shampoo. Aqui tem um post incrível sobre isso, que é uma tradição indiana e o segredo praqueles cabelos lindos, enormes e encorpados!

Posso usar outro tipo de óleo na raiz?
Nem pensar!

Precisa lavar o cabelo depois de fazer umectação?
Precisa. Ou você pode tentar essa técnica aqui: U.C.P.E.

E ele funciona?
Não sei, nunca usei! Eu tiro a umectação com shampoo normal/suave e faço uma N ou H logo depois e dá pra perceber que fez efeito. Só não pode usar anti-resíduos. Mas acho válido tentar o U.C.P.E. algum dia, a autora do blog é muito séria e sabe tudo sobre química.

Os óleos vegetais possuem funções diferentes?
Sim. Todos eles nutrem profundamente os fios, mas também possuem suas particularidades. Aqui você encontra uma lista muito completa sobre as características de cada óleo.

Que óleo você me recomenda?
Cada cabelo tem sua necessidade, às vezes um óleo que funciona maravilhosamente pra mim não vai fazer muita diferença pra você. Meu preferido é argan, sempre compro produtos à base de argan e deixam meu cabelo maravilhoso. Mas dá uma olhada no link da pergunta acima e procura saber qual se adapta melhor às necessidades do seu cabelo. Caso você não saiba, azeite e côco são os mais populares, procure comprá-los pra ver se dá certo.

Onde compro óleos vegetais?
Azeite extra-virgem você encontra no mercado, rícino em farmácias. Lojas de produtos de emagrecimento costumam vender óleo de côco, mas acho caro. Nunca comprei online, mas a Mundo dos Óleos é muito recomendada.

Quero saber mais sobre óleos vegetais, o que eu faço?
Dá uma olhada no Clube do Cabelo e Cia, a Erika Nasch é a rainha dos óleos no cabelo e produtos naturais, além de ser uma fofa com todo mundo. Pode me perguntar que se eu souber eu respondo, mas ela realmente tem conhecimentos incríveis sobre óleos!

Espero que tenha ajudado, gente! Vocês têm mais alguma dúvida? Me mandem que eu farei o possível pra responder! Beijo e até amanhã ♥
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...