sábado, outubro 19

Vai fazer enem? #1

Oi, gente, tudo bem?
Como vocês sabem, eu só super saio da linha de pautas do blog por bons motivos, e acho que esse definitivamente é um! Recentemente, além de dar várias dicas pra amigos e conhecidos, perguntam bastante no meu ask.fm sobre o ENEM e outros vestibulares, já que eu passei por essas experiências nos dois anos anteriores e tive um desempenho legal.
Em 2011 eu estava no terceiro colegial e tive 120 acertos (pra quem não sabe, são 180 questões), ano passado fiz cursinho (semi-extensivo) e cheguei perto dos 140, mas devido ao sistema maluquíssimo deles (vamos falar disso no post também) as notas dos dois anos até que ficaram próximas, inclusive fui pior em Linguagens, Inglês foi bem pegadinha!
2011
2012
Em 2012 eu estava fazendo um ótimo cursinho e estudando pra Fuvest, mas o segundo fato realmente não influenciou tanto na minha nota do ENEM, porque o estilo das provas é muito diferente! A Fuvest exige bastante conhecimento e raciocínio, já o ENEM tem um segredinho: desde 2008, quem tem mais de 18 anos e não concluiu o Ensino Médio, automaticamente está formado se fizer o ENEM e obtiver, no mínimo, 450 pontos em cada prova objetiva e 500 pontos na redação. Isso foi feito pra maquiar o nível de escolaridade do brasileiro, já que esse fator é super importante pro cálculo do IDH. Aí ficou fácil de concluir, né? É do interesse do governo que as pessoas consigam alcançar essa pontuação pra que o país pareça mais desenvolvido, então a prova foi reformulada pra que seja tranquilo conseguir pelo menos essa nota. Claro que é muito pouco pra entrar na faculdade, mas isso significa que numa parte considerável das questões você precisa simplesmente ler o texto de apoio e interpretá-lo (das cinco alternativas, duas já costumam ser ridículas pra aumentar as chances de acerto).
Ou seja: o ENEM é uma prova cansativa, mas fácil. O segredo é mesmo prestar atenção. Claro que você vestibulando estudou pelo menos um pouquinho, né? Mesmo que você vá prestar Ciências Sociais em Rondônia, o medo de não passar é sempre grande. Então preste atenção nas questões muito fáceis e use seus conhecimentos nas menos fáceis que já é garantia de já tirar uma nota legalzinha.
Vamos às dicas pra melhorar seu desempenho!

Antes
# Faça uma boa refeição no almoço, algo que você goste mas que não seja muito pesado. Nada de comer algo que você nunca comeu antes, os resultados podem ser terríveis.
# Não estude no dia nem na véspera, você provavelmente vai estar ansioso demais pra reter alguma coisa. Aproveite pra descansar e fazer coisas relaxantes.
# Não tente dormir cedo demais, você vai ficar se mexendo na cama e ficar mais nervoso ainda. Se tem o hábito de dormir muito tarde, comece a se adaptar nos dias anteriores a dormir um pouco mais cedo, mas sem fazer nenhuma mudança muito brusca. Outra coisa importante é, se puder, não faça nada de extravagante na semana anterior pra não chegar no Enem com o braço quebrado ou coisa assim.
# Converse com as pessoas que moram com você e peça colaboração pra ninguém te estressar (essa, se funcionar, se considere sortudo por ter uma família legal).
# Saia cedo de casa e tenha um plano B caso o carro quebre, tenha trânsito demais, dê problema no metrô, etc. Sair com dinheiro pra pegar um táxi caso seja necessário é uma boa idéia.
# Conheça o caminho pro local da prova. Ano passado meu colégio era na Armênia, uma região que eu nunca tinha ido, mas era perto do metrô e olhei tudo no Google Maps. Ele costuma ser um ótimo amigo pra quem não quer ir até o local da prova dias antes pra conhecer o caminho.
#  Prepare com antecedência muito mais material do que você precisa e leia atentamente o que pode e o que não pode levar! Todo mundo sabe que as canetas odeiam os humanos e adoram parar de funcionar  ou se transformarem misteriosamente em canetas proibidas de corpo não-transparente durante o Enem.
Não se esqueça dos documentos necessários!
# Vista roupas confortáveis e deixe de lado qualquer maquiagem que possa incomodar, estar gata é ótimo mas estar à vontade pra ficar sentada até cinco horas e meia e coçar o olho sem borrar é impagável. Pode ter certeza que a maioria das pessoas vai estar muito ocupada com seus próprios assuntos pra reparar se você está ou não produzida.
# Isso vale pra qualquer prova que você fizer na vida: conheça o estilo dela! Se você não fez simulado, pelo menos baixe os ENEMs anteriores e dê uma conferida em como são as questões pra não se assustar (nem precisa ler todas ou responder, só conhecer a carinha da prova ou relembrar). A grande maioria das provas segue um mesmo padrão todos os anos.

Durante
# Como eu já disse, é uma prova cansativa. As questões costumam ser bem longas, com textos maçantes. Mantenha o foco mesmo durante os textos intermináveis, a questão provavelmente vai ser fácil se você ler com atenção. Grife o que parecer importante e releia várias vezes o que ficar ambíguo ou confuso. Em 2011 pelo menos uma anulação de questão foi por estar super ambígua.
# O sistema de pontuação é completamente maluco, nem Deus sabe como funciona. Mas de uma coisa fundamental sabemos: o TRI te tira nota violentamente se você acerta uma questão considerada difícil mas erra uma fácil. Ou seja, cuidado naquela questão besta que você vai marcando sem ler direito, okay?
# Pelas questões serem longas e pelo fator da redação, é muito fácil perder a noção do tempo ou entrar em desespero achando que não vai dar pra fazer tudo.
Minha dica é: primeiro, vá lendo todas as questões e fazendo as que você souber. Releia suas respostas com atenção e, estando tudo certo, passe todas elas pro gabarito (com muito cuidadinho pra não marcar no campo errado, não pode trocar o gabarito!). Até esse ponto, finge que as questões ainda não respondidas não existem!
Depois, volte pras questões que você ainda não conseguiu responder, assim, se você ficar sem tempo, pelo menos já passou com tranquilidade e atenção as questões que você tem maiores chances de acertar.
No dia da redação, procure ler a proposta antes de fazer qualquer coisa, assim seu cérebro vai cuidando disso em segundo plano enquanto você faz a prova. Anote as idéias conforme elas surgirem, e sempre, SEMPRE faça um rascunho antes! Meu rascunho sempre sai péssimo, completamente diferente da redação final. Se der, faça até mais de um rascunho (ou seja, rascunho do rascunho). Mas só faça isso se você for rápido com as questões, senão pode ser que não dê tempo! Lembre que no dia da redação tem uma hora a mais, não precisa entrar em pânico que esse tempo é mais que suficiente pra grande maioria das pessoas.
Ah, e uma super dica pra preencher o gabarito: só pode usar caneta, então nas questões que você ainda estiver em dúvida, faça um pontinho bem pequenininho no quadradinho da alternativa que você acha que é a certa, e deixe pra reler  a questão depois. O pontinho não é captado pelo leitor óptico, mas tenha cuidado e faça minúsculo mesmo.
# A prova é muito longa, é fundamental que você leve lanchinhos! Leve o que for de sua preferência mas com cuidado pra não levar um chocolate derretido e ter dor de barriga, confio no seu bom senso. Eu sou a pessoa mais ansiosa do mundo então levei muitos doces em todos os vestibulares, no Enem levei até Coca hahaha
Mas não se esqueça de levar várias garrafinhas de água, não conte com tomar água no local da prova. E o clichê da barrinha de cereal é válido.

Depois
# Não tem muito o que fazer, né? Conferir seu número de acertos não vai te trazer muita paz de espírito por causa do TRI. Então procure não ficar ansioso, com certeza você deu seu melhor!

O post de hoje é só uma introdução, pra não assustar! Amanhã eu vou contar as técnicas pra uma redação nota mil e as técnicas de chute, não percam, hein, seus lindos? Quero todo mundo com nota pra entrar em Medicina no Acre que nem eu hahahaha
(é sério, só não apareceu que eu passei porque passei na primeira opção, Farmácia na Unifesp, e não pude printar essa conquista épica em minha vida)
Beijo e até amanhã! ♥
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...