quarta-feira, novembro 27

Co-wash x CLC

Oi, gente, tudo bem?
Hoje vamos falar sobre dois métodos que utilizam condicionador durante a lavagem pra minimizar os danos do shampoo nos fios e compará-los.

O co-wash pode é um método no-poo/low-poo, ou seja, no qual se evita sulfatos (as substâncias presentes na maioria dos shampoos responsáveis pela limpeza). Além disso, também se evita silicones insolúveis e petrolatos.
Quem é adepto do co-wash usa condicionadores naturais pra lavar o cabelo (e um shampoo natural de vez em quando). Você pode até usar shampoos e condicionadores que não sejam livres de petrolatos, mas lendo um pouquinho mais dá pra perceber que isso não faz muito sentido.
E isso funciona?
Os condicionadores realmente possuem algumas propriedades detergentes que não agridem o cabelo como as dos shampoos. As lavagens com condicionador são intercaladas com lavagens com shampoo, já que é impossível substituí-lo completamente.
Como fazer?
Antes de começar o co-wash, é necessário lavar os cabelos com anti-resíduos para remover todo o acúmulo de silicones, sulfatos e petrolatos do cabelo, já que os shampoos e condicionadores naturais não possuem a capacidade de limpar essas substâncias dos fios (os comuns também não, aliás).
Depois disso é bem simples: basta comprar produtos com composição "natureba"  e usar. O condicionador deve ser aplicado no comprimento e espalhado com os dedos, desembaraçando. Depois, aplique um pouquinho na raiz, fazendo massagens circulares com as pontas dos dedos e enxágue bem com água fria ou morna. Use um shampoo sem sulfato quando sentir necessidade (uma vez por semana ou quando sentir o cabelo pesado).
Tem como dar errado?
Tem, e muito! Pensa comigo: se você está lavando o cabelo com condicionador (e às vezes shampoo pouco agressivo), se você colocar uma gota de produto com petrolato ou silicone insolúvel no cabelo, o que vai acontecer? Vai precisar usar anti-resíduos, senão o cabelo vai pesar e não vai ter mais nada que resolva.
Pra que o co-wash dê certo, você precisa abolir os petrolatos e silicones insolúveis da sua vida. Não somente os petrolatos. Vai precisar olhar com muito cuidado a composição de toda máscara, todo leave-in, toda ampola e até tintura que colocar no cabelo!
Caso tenha interesse mesmo assim, aqui você encontra mais informações sobre o Co-wash, uma lista de silicones insolúveis e uma lista contendo produtos de todos os tipos que são liberados para no-poo.
Além disso, se o seu cabelo for muito oleoso pode ser que ele não se adapte a esse método.
Eu faria?
Sinceramente, não. Meu couro cabeludo é bem oleoso, eu amo shampoos que espumam bastante, não tenho paciência com os silicones e não vivo sem shampoo anti-resíduos.

O CLC (condicionar-lavar-condicionar) é um método simples, que consiste em aplicar condicionador no comprimento dos fios antes do shampoo, protegendo as pontas do ressecamento que o shampoo causa.
E isso funciona?
Nós sabemos que, a não ser que você tenha o cabelo inteiro oleoso ou trabalhe em contato com gordura, a parte do cabelo que realmente precisa ser lavada é o couro cabeludo e a região próxima a ele. As pontas precisam de muito menos limpeza, e esta é proporcionada, numa lavagem normal, quando escorre um pouco de água e shampoo. Mas, sabendo que os condicionadores também limpam, o CLC faz sentido.
Como fazer?
Nesse caso, você pode usar qualquer shampoo e condicionador. Basta aplicar o condicionador do meio até as pontas do cabelo, desembaraçar os fios e lavar a cabeça normalmente, sem tirar o condicionador.
O condicionador tem o propósito duplo de proteger as pontas do shampoo e limpá-las.
Enxagüe tudo e aplique condicionador depois de novo (ou máscara... continue com seu ritual normal pós-lavagem).
Tem como dar errado?
Pode pesar um pouco nos fios, principalmente pra quem tem o cabelo muito oleoso. Nesse caso, alterne lavagens normais com lavagens CLC, usando esse método só quando o cabelo estiver particularmente ressecado.
Para ler mais sobre o método CLC, clique aqui. O texto é do blog Quimicosmética (Cosmetic Chemistry).
Eu faria?
Faço sempre que minhas pontas estão muito ruins e comigo funciona perfeitamente, as pontas ficam muito mais bonitas.
No caso do CLC, você pode usar shampoo anti-resíduos normalmente (uma vez por semana ou a cada 15 dias). Quando uso anti-resíduos, passo um shampoo suave e nutritivo no comprimento dos fios, pra limpar sem deixar ressecado.

Eu não sou adepta do co-wash, mas sem dúvidas ele é melhor pra saúde do cabelo a longo prazo, já que faz uso apenas de extratos vegetais, manteigas puras, etc. Porém, pra ter uma rotina capilar mais natural, você não precisa necessariamente fazer co-wash também, pode apenas abandonar os petrolatos.
Como desvantagem, precisa ler mil vezes a formulação de tudo que for comprar, deixar de usar várias coisas e tal.
Já o CLC é vantajoso por ser bem simples de fazer e dar resultados perceptíveis. A única desvantagem é que ele só tem uma vantagem: evitar que as pontas do cabelo fiquem ressecadas por causa do shampoo. Pra algumas pessoas pode ser que isso não faça diferença.
Acho que compensa procurar usar produtos sem petrolatos (algumas das minhas máscaras são e percebo uma boa diferença, uma leveza no cabelo), mas sem ficar muito neurótica com o que comprar, sabe?
O que vocês acham, hein, bonitos?
Espero que tenham gostado do post!
Não esqueçam de responder a pesquisa de público do blog, é rapidinho porém super importante, assim o blog fica cada vez mais do jeito que vocês gostam!
Beijo e boa quarta ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...