sábado, novembro 2

Top 5: Meus livros preferidos







Oi, gente, tudo bem?
Acho bacana que hoje em dia a maioria das pessoas gosta de ler, e quem não gosta pelo menos finge pra fazer bonito hahaha
Faz um bom tempo que eu queria fazer um post assim, mas tem muitos livros que eu gosto muito! Só entre meus 10-12 anos eu lia dez livros por semana, então fica super difícil. Então resolvi fazer agora com cinco livros que eu lembrar que eu goste muito, aí de vez em quando eu vou fazendo mais posts como esse. Também vou procurar indicar coisas de gêneros diferentes pra todo mundo poder aproveitar alguma sugestão.
Quem quiser também pode me adicionar/seguir no skoob, apesar de ser uma rede social toda bugada e de aí não ter metade do que eu já li, tem bastante livros legais na minha estante!
Só aqui já deu cinco, né? Mas como é uma série vai contar como um, não consigo colocar só um deles na lista. Esses livros têm linguagem bem fácil, não são muito longos e a história te prende pra caramba, são pra começar a gostar de ler mesmo. Li fora de ordem entre meus 11 e 15 anos conforme fui encontrando, e indico principalmente pra quem tem menos de 16 anos, mas eu já tenho 19 e continuo amando aventuras de adolescentes hahaha
Em todos os livros um grupo de amigos se envolve com crimes e os cinco personagens sempre fazem coisas incríveis, além de que três deles são apaixonados pela única menina do grupo... ou seja, tem crime, tem amorzinho feat. intriga, e todos eles são podres de ricos: quase tudo que eu amo num livro!

Quem me conhece um pouquinho sabe que eu sou maluca pela Agatha Christie, e quem conhece os livros dela sabe que o título A Dama do Crime não é à toa. Apesar de já ter lido mais de trinta livros dela, esse continua reinando absoluto no meu coração.
O enredo? Alguém misterioso reúne dez pessoas numa ilha completamente deserta e as acusa, cada uma, de ter causado a morte de outra ou outras pessoas, quer tenha sido acidente ou não (a pessoa até cita o nome de quem morreu, ótimo dia pras inimigas dos personagens). Depois disso, as pessoas começam a ter mortes absurdas de acordo com uma trova pra crianças, que dá nome ao livro. Além de surpreendente do começo ao fim, toda vez que eu leio dá tanto frio na barriga que fico verificando se não tem ninguém atrás de mim ou embaixo da cama querendo me matar hahahaha

Sabe essa vibe Nicholas Sparks de refletir sobre sua vida, ponderar se vale a pena abandonar seus valores e as pessoas que você ama pra ascender socialmente e chorar horrores no final sentindo que esse livro te tornou uma pessoa melhor? Agora pensa nisso nas palavras de um dos escritores brasileiros mais incríveis de todos os tempos. Me identifiquei com o protagonista, que era um moleque pobre, que foi humilhado a vida inteira na escola e, com muito sacrifício do pai alfaiate e do irmão mais novo, se formou como médico e passou a fazer parte de um mundo completamente diferente, mas ainda se sentindo diminuído.

Esse livro se passa durante a Segunda Guerra Mundial e mostra a vida de várias pessoas que acabam se interligando na proteção e tentativa de descoberta do maior segredo dos franceses: onde se passaria a ação do Dia D, em Calais ou na Normândia? Uma coisa super legal é que a primeira vez que eu li esse livro eu tinha 11 anos e ainda não sabia onde tinha sido, então fiquei no suspense hahaha
Além de muita ação, quase todos os personagens são super cativantes e você se sente andando pelos lugares com eles.

Pra fazer uma lista bem variada, dar uma dica maravilhosa pros fãs de poesia e fazer jus ao título de meus livros preferidos, esse não podia faltar. Desde os doze anos é o que eu leio quando fico triste, aí eu choro de tristeza feat. emoção porque esse livro contém alguns dos versos mais lindos que eu já li, e fica tudo bem.
Além da poesia social condoreira, pela qual é mais conhecido, o Castro Alves também tem um pezinho no Byronismo, com temáticas de mulher amada - sexo - morte. E embora eu ame esse tipo de poesia, advirto: não tente ser ultrarromântico em casa, geralmente acaba em crime.
E pra quem curte parnasianismo, ele viveu por essa época e em vários poemas mistura a tudo isso uma temática mitológica, tipo em Ahasverus e o Gênio.

Gente, adorei fazer esse post ♥
Percebi que eu poderia falar sobre esses livros por horas, então se você já leu algum vem conversar comigo pra gente trocar figurinhas sobre  ele, e se você também é meio nerd da literatura me abraça!
Espero que também tenham gostado, quem quiser me conta nos comentários os livros que mais gosta, okay? Beijo e bom sábado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...