terça-feira, julho 29

Perguntas da semana - descoloração


Oi, gente, tudo bem?
Hoje vou responder algumas perguntinhas sobre descoloração que vejo direto as pessoas perguntando em grupos e às vezes aqui no blog.

Só posso descolorir em dias quentes?
Não. No entanto, em temperaturas mais baixas pode ser que o tom demore mais pra abrir, precisando deixar o descolorante na cabeça por mais tempo, e com isso podendo danificar mais e irritar o couro cabeludo.
Se você precisar muito descolorir o cabelo durante o maior frio da história da sua cidade, coloque papel alumínio na cabeça, mas verifique como está ficando, sem descobrir muito o cabelo, de cinco em cinco minutos. Caso contrário, também pode danificar demais por ficar mais tempo que o necessário!
O descolorante age graças ao calorzinho da sua cabeça. Como o seu corpo está sempre com a mesma temperatura por mais frio que esteja, a dica do papel alumínio dá certo, pois impede que o seu calor se dissipe para o ambiente gelado.
 
Posso usar pó descolorante de uma marca e água oxigenada de outra?
Pode mas não deve.
Existe uma boa chance de haver incompatibilidade entre marcas e danificar seu cabelo, ou mesmo causar um corte químico. Principalmente se ambos ou um deles for de marca ruim.
Além disso, se você usar, por exemplo, água oxigenada Blond Me e pó descolorante verde da Amend (que é bem suave e tem baixo poder de descoloração), obviamente o potencial todo da ox não vai ser aproveitado.

Meu cabelo está elástico mas a cor está horrível e não quero sair assim na rua. O que eu faço?
Tonalize pra uma cor mais bonita!
Se seu cabelo está muito laranja, aproveite pra passar uns dias ruiva natural (com tonalizante, e não tinta, pra depois sair facilmente). Se está amarelo, tente deixar um louro acinzentado ou, se o seu emprego permitir, roxinho. O roxo é uma ótima cor de transição porque, além de ser a cor oposta do amarelo, vai sair bem facilmente quando você for descolorir de novo.
Na pior das hipóteses, compre uma peruca! Dá pra encontrar por aí perucas a pronta entrega custando menos de R$100 que quebram bem o galho. Mas nunca, jamais, continue descolorindo seu cabelo quando ele já está danificado. A chance de perdê-lo todo ou depois ter que cortar bem curto é muito grande. Trate seu cabelo e só faça uma nova descoloração quando ele estiver forte.

Posso usar Dekap color/fazer soap cap e logo em seguida descolorir?
Em praticamente 100% dos casos, não.
O Dekap color não possui água oxigenada ou amônia, mas pode ressecar um pouco os fios. Só descolora no mesmo dia em que usá-lo se seu cabelo estiver inteiríssimo e não tiver ressecado nada com o procedimento de decapagem.
O soap cap é uma espécie de descoloração mais amena (pois leva shampoo antirresíduos e ox de volumagem mais baixa, geralmente 20 volumes), mas ainda assim não é totalmente inofensivo aos cabelos. Por mais que você esteja ansiosa para trocar de cor, pense no trabalho que vai dar recuperar os fios depois. Use bons produtos nos seus lindos cabelinhos entre um procedimento e outro e evite fazê-los no mesmo dia.

Posso usar Dekap color/fazer soap cap e logo em seguida tingir?
Pode sim! Mesmo que seja com tinta comum e a água oxigenada seja de volumagem alta (30 ou 40), pois as cutículas do cabelo estarão bem abertas e receberão a cor com facilidade. Mas, no caso de a tinta levar água oxigenada, faça um teste de mecha primeiro, pra ter certeza que não vai quebrar. E cuide muito depois de tingir. Não esqueça de acidificar.

Claro que tem mais um milhão de perguntas por aí! Com o tempo vou fazendo mais posts respondendo outras coisas. Beijo e boa terça <3
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...