quinta-feira, novembro 13

Dicas pra blogueiras e youtubers!

Oi, gente, tudo bem?
Como hoje em dia todo mundo é blogueira, acho que vale a pena citar algumas coisinhas importantes pra ter um blog, senão popular, pelo menos que as pessoas que chegam a ele queiram voltar, né?
 Recentemente bastante novatas me mandam mensagem perguntando como conquistar o público, como ter muitos seguidores, etc., então resolvi reunir tudo num lugar só!
 Todas as dicas são com base na minha experiência, tanto em mais de um ano nesse blog como sendo também leitora! Vamos conferir?

 O mais importante num blog é o conteúdo. Eu leio vários blogs que não são super bonitos e gosto. Mas realmente tem um limite pra não ser super bonito... por exemplo, usando a própria foto tirada com câmera de má resolução, desenho tosco do paint, misturas esquisitas de cores escuras, essas coisas... não dá, gente. Na dúvida, faça um layout bem clean e clarinho, e se foque em escrever o título do seu blog com fontes legais!
 Ninguém está livre de pesar a mão no layout, tem uma blogueira muito famosa que eu adorava ver os looks mas há uns meses colocou um layout horroroso que dói o olho de tão sobrecarregado. Se for tentar fazer algo sozinha, não deixe de pedir a opinião de pessoas próximas a você que vão ser sinceras, e se possível faça mais de uma opção de topo.
 Meu blog não é perfeito e foi todo feito e programado por mim e pelo Pedro. Em algum momento eu gostaria de contratar alguém pra deixar melhor, mas no momento estou razoavelmente satisfeita porque o layout tem minha personalidade <3

 A coisa mais importante de todas: o português. Por favor, não se envergonhe em público! Escreva no Word antes, ele tem um auto-corretor razoável. Se você escreve mal e não quer aprender a escrever direito, olha, o mundo não precisa dos seus textos não.
 Fundo escuro jamais! É extremamente cansativo pros olhos. Onde tem texto, o fundo precisa ser o mais claro possível. Se já é sem noção fundo preto com letra branca, imagina com letra vermelha, verde-limão? Socooooooorro.
 Cuidado ao usar fontes diferentes no corpo da postagem, isso pode prejudicar a leitura! Guarde as fontes bonitinhas pra títulos e menus. Também tome cuidado pra não escrever muito pequeno ou muito grande. O padrão do blogger é Times 12 e pra mim já está perfeito.
 Já em imagens, use fontes à vontade! Mas escolha com cuidado a fonte, sua cor e seus efeitos pra que ela não destoe da figura. É necessário ter pelo menos um conhecimento mínimo de editores de imagens. Eu uso Photofiltre, Photoscape e Pixlr (este último é online) e são bem simples de aprender e usar.
 E falando em imagens... sempre que possível, tire suas próprias fotos! Não é preciso ter uma câmera perfeita (a minha é semiprofissional - Sony Cybershot HX1); as compactas de 300 reais hoje em dia já fazem um bom trabalho, e se você se interessar por aprender e treinar, dá até pra tirar ótimas fotos com o celular.
 Tirar suas próprias fotos aproxima a blogueira do leitor, além de criar um conteúdo exclusivo. Quando vou resenhar algo, sempre olho outras resenhas, inclusive de blogs pequenos, e tento tirar fotos tão boas ou melhores quanto as que já existem, senão meu conteúdo não vai ser muito relevante. Em caso de maquiagem, é sempre importante tirar fotos que captem a cor real do produto, é muito chato ver algo de uma cor na internet e quando seu produto chega em casa é completamente diferente.
 Pode usar fotos tiradas da internet? Claro que pode! Estou usando agora, nesse post. Não sou fotógrafa e jamais conseguirei tirar fotos tão legais quanto as que encontro no We♥it. Mas, pelo menos quando você falar de um produto que possui, é essencial mostrá-lo pela sua lente. Aproveite a luminosidade natural e leia bastante sobre fotografia! Boa parte do que sei aprendi no E aí, Beleza?, no Primeira à Esquerda e no Lomogracinha.
 Se você tiver alguém próximo que é bom com fotografia, não tenha medo de pedir ajuda, nem que seja pra ver como a pessoa faz pra tirar as fotos desfocando o fundo, pegando uma boa luminosidade... o Pedro nunca fez curso, mas aprendeu na internet e com livros de fotografia e até já fez alguns trabalhos fotográficos. Ele me ensina me supervisionando enquanto eu tiro fotos e eu acho que aprendo bem melhor praticando do que estudando.
 Tirando suas próprias fotos, você já torna seu conteúdo mais relevante e único, mas ainda é preciso trabalhar o conteúdo escrito. Se inspire em outros blogs, pergunte se os leitores querem que você trate de x assunto, mas por favor, não chegue num grupo de blogueiras e diga "quero postar mas tô sem inspiração, me ajudem". Não dê o seu trabalho pros outros! Se você não tem inspiração, não escreva nada agora. A não ser que você esteja sendo paga, você não é obrigada. Não faça um post ruim e sem vontade só por fazer.
 Quando for falar sobre algum produto, além de fotografá-lo direitinho, use-o sistematicamente. Não tem nada mais chato que "recebi agora e vou ver se é bom". Nunca deixe de dar informações sobre a coisa: no mínimo, o preço e onde você comprou/onde comprá-lo na internet.
 Textos pessoais são bacanas, mas nunca exponha demais sua intimidade. Conte das suas experiências de modo lógico e claro; um texto sobre viagem, morar em x lugar ou algo que você aprendeu pode ser uma ajuda ótima pras pessoas ou irritá-las com tanta enrolação.
 Não tenha medo de refazer um texto ou fotos que não ficaram bons. Só a prática leva à perfeição, e seus leitores merecem sempre seu melhor. Sem preguiça!

   Ter um canal no youtube demanda muito mais trabalho que apenas ter um blog. Nesse caso, é preciso sim uma câmera melhorzinha.
 Como vídeos consomem muito mais tempo pra ser vistos que posts de texto e imagem, seja sempre concisa, não desperdice o tempo de quem te assiste. Aprenda a usar um editor de vídeos pra cortar partes desnecessárias.
 Use maquiagem e faça testes de vídeo pra ver se seu rosto não vai ficar parecendo oleoso.
 Tenha cuidado com a iluminação e o fundo, não deixe poluição visual.
 Seja espontânea, treine bastante gravando sem publicar até achar que está boa pra começar a mostrar ao público - repito, seus leitores/espectadores merecem o melhor.

 O melhor modo de conquistar um público fiel é não querer começar e já ter um monte de curtidas. Comente muito em outros blogs, mas só nos que você realmente gostar; assim você comenta algo com conteúdo e não apenas "legal, agora me visita", que é muito chato!
 Existem inúmeros grupos no facebook com troca de seguidores, mas acho uma prática abominável; as pessoas têm pages com mais números, mas e daí? Ninguém realmente gosta do blog. Só serve pra cumprir meta de parcerias ruins, além de lotar sua timeline com outros blogs ruins. Tenho mais de um ano de blog e pouco menos de 1200 seguidores, mas estou muito satisfeita porque sei que conquistei cada um.
 Não deixe de responder comentários com educação, ou pelo menos curti-los (se forem integrados ao facebook), mesmo que a pessoa claramente não tenha lido o post... eu retribuo todas as visitas quando me pedem, mas se o blog é ruim nem comento porque não tenho nada de bom a dizer e nem quero ser falsa.
 Minha maior fonte de acessos é o próprio Google; as pessoas chegam aqui principalmente procurando por termos como "anilina", "cabelo vermelho", "hidratação com maionese". Fazer bons posts sobre assuntos bem procurados é fundamental!
 Além disso, nunca aceite dinheiro pra fazer publicidade não-sinalizada. Isto não somente é crime como também faz com que o Google pare de mostrar seu blog nos resultados!

Espero que o post tenha sido útil! Beijo e boa quinta <3
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...